Historial:

Decorria o ano de 1972.
Um grupo de habitantes de Matos, decidiu unir-se e organizar uma Comissão, onde o objectivo era constituir uma Associação, onde todos se pudessem reunir aos fins-de-semana para conviver.
 
Nesse mesmo ano essa Comissão, dirigiu-se à Câmara Municipal da Figueira da Foz, pedindo a cedência do edificio, propondo fundar uma associação.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz atendeu ao pedido e cedeu-lhes assim o edificio, em ruinas, sendo acordado entre as partes o pagamento de uma renda simbólica anual de no valor de 20$00 (vinte escudos).
 
A comissão, então reconstruiu e adaptou o edificio conforme entendeu, com a ajuda da população.
No ano de 1974 a Associação começou a funcionar provisoriamente. Ali se reuniam aos fins-de-semana, jogavam cartas, damas, xadrez, haviam bailes, provas de atletismo, torneiros de futebol etc.
 
No ano de 1975 a Associação,o tomou a seu cargo a organização da tradicional Festa da Ascensão, cujo programa dos anos anteriores constava apenas de um baile, no dia de Quinta-feira da Ascensão. Esta festa era realizada por populares, no Largo das Alminhas.

A partir deste ano (1975) a festa passou a ter a duração de três dias, chamando-se A Festa da Associação.

Ainda hoje, é feita, Quinta-feira da Ascensão, Sexta, Sábado e Domingo, com um vasto programa cultural, recreativo e desportivo.

A 27 de Outubro de 1976 a constituição da Associação, foi oficializada com escritura lavrada no Cartório Notarial da Figueira da foz e os seus estatutos publicados no Diáro da República, III Serie Nº 270 de Novembro de 1977.

Foram sócios fundadores os mesmos elementos que constituiram a comissão.

Assim nasceu a A.C.R.D.Matos - Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Matos a 13 de Março de 1977.
Tinha sido eleita a primeira direcção oficial, sendo composta pelo Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro, Secretario, Vogais, Assembleia Geral com Presidente e Secretario.